top of page
Buscar

Event Mesh - A solução para EDA?

  • mcb921
  • 20 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de set. de 2022

O que é Event-Mesh?


De forma bem resumida, é a conexão de vários event-brokers, permitindo o roteamento de mensagens de vitualmente qualquer lugar a qualquer lugar, ou seja, um broker na AWS se comunicando com outro broker na Azure our On Premise, de formar que serviços numa rede se comuniquem com a outra.


Vejamos o exemplo abaixo(hipotético), temos um ambiente hibrido, com serviços internos On Premise, na AWS, na Azure e alguns serviços externos.

Essa arquitetura permite que ordens colocados no E-commerce viagem até o ERP, através dos brokers On Premise -> AWS, uma vez que o ERP processe a ordem e gere a fatura, essa então é enviada ao sistema de reporting na Azure, através dos brokers AWS->Azure.

Enquanto isso os dados do cliente são processos no MDM On Premise, e uma vez harmonizados, são enviados ao todos sistemas dependentes conectados aos brokers.



Por natureza os brokers precisam permitir conectividade minimamente por APIs e fila de mensagens, e o roteamento configurável de informação.


Então Event-Mesh é um modelo de arquitetura para EDA com infraestrutura distribuida, agnóstico a nuvens e com alta conectividade.


Vantagens

  • Alta disponibilidade, arquitetura distribuida e resistente a falhas, todos brokers estão conectados.

  • Infraestrutura agnóstica, pode ser implantado em qualquer lugar

  • Conectividade, por definição os brokers precisam atender minimamente aos padrão de conectividade modernos de API e mensageria.

  • Tempo real, nesse modelos os brokers são suficientemente robustos para prover integração in menos de 1 segundo.

  • Escalável, também por natureza, brokers são soluções internamente distribuídas, o que permite escalar componentes individuais de acordo coma carga.


Então se eu tenho vários Message Brokers conectados eu tenho um Event Mesh?


Talvez, o simples fato de ter message brokers como Rabbit MQ our SQS conectados não significa event mesh, más é meio caminho.

Idealmente, uma arquitetura event mesh possui um lugar central onde se pode ver todos os eventos gerados, de onde, pra onde, então existe um nivel de centralização e governança em termos de administração. Também é necessário que todos brokers estejam interconectados, senão teremos algo como um event chain, o que não é a mesma coisa.


Espero que esse pequeno texto ajude a entender o que é event mesh, e de dicas de porque agora é o momento para EDA

Deixe seu comentário abaixo, quero saber sua opinião.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


©2022 por skippyit.

bottom of page